14 novembro 2012

Números mágicos e estrelas errantes

O livro números mágicos e Estrelas Errantes foi escrito por Anna Parisia que nasceu em Roma em 1961. Licenciada em Física, foi investigadora no CERN, em Genebra, tendo estado ligada durante 10 anos ao sector científico de uma importante multinacional na área da informática. Gosta de escrever, e dedica-se à divulgação científica para jovens, tendo ganhado com este livro o prémio Legambiente em 2001 e o prémio Anderesen  em 2004.

O livro tem como subtítulo “ Os primeiros passos para a ciência “ e remetemos para os raciocínios humanos ao longo do tempo e o modo com estes foram evoluindo. O simples facto de perguntar quem foi a primeira pessoa a contar já nos dá a dimensão do tempo da história cientifica a que nos remete este livro.
A obra está dividida em vários temas que abrangem várias áreas: a matemática seu aparecimento e os números primos por exemplo, a física com a astrologia e as força, química abordando a matéria e o átomo e claro a história entre babilónios, Pitágoras e Aristóteles que revelam a sua maneira de pensar.
O que achei mais interessante foi o facto de os raciocínios partirem do zero, do nada, explicar uma “coisa” só através dos factos, sem saberem o seu porquê. O facto de duvidar de coisas tão simples e daí surgir um dialogo divertidos entre as personagens (filósofos da altura como Arquimedes) que leva a uma discussão e experiências  cativaram-me à leitura.
Também achei motivadora a estrutura do livro , com bastantes imagens, textos pouco maçudos, com diálogos com já referi,  muita facilidade de compreensão.
O meu capítulo favorito foi “Quando o título de engenheiro era uma insulto “ que aconselho a leitura. Em geral gostei muito do livro.

Vera Mendes, 11º D

Sem comentários: