10 julho 2011

"Evolui ou morre", por Elsa Pereira

"Evolui ou morre" Phil Gates

Este livro, que pertence à vasta colecção da Ciência Horrível, retrata-nos, em forma de conto, todo o processo evolutivo da vida na Terra, desde a sua formação até hoje.
Trata-se, portanto, de um livro científico e técnico que se destaca pela sua linguagem pouco convencional para um livro de ciência. Há até uma tentativa constante por parte de Phil Gates de aproximar o seu discurso ao de um adolescente, não usando termos demasiado específicos ou enfadonhos.
A leitura e compreensão deste livro tornam-se muito fáceis uma vez que o livro é de pequena extensão, tem pouco mais que 100 páginas, e, na minha opinião, o mais cativante são as divertidas ilustrações de Tony Saulles, por exemplo, quando ele compara a poluição das cidades a um gigantesco gás humano mal cheiroso ou, simplesmente, o homem ao macaco.
Considero também, por outro lado, que os quizs, ao fim de cada capítulo leccionado, são muitíssimo úteis, pois permitem verificar a aprendizagem e mantêm o leitor activo e atento à obra.
Os aspectos menos positivos que tenho a apontar dirigem-se, em primeiro lugar, ao excessivo uso da palavra horrível para descrever todo e qualquer método científico, e, em segundo, à forma demasiado linear como são tratadas as várias questões e teorias.
Penso que o autor poderia ter escrito mais curiosidades ou aprofundar certas matérias. Na minha opinião, este livro serve, no fundo, apenas como revisão à disciplina de Biologia, estudada nos 10.º e 11.ºs anos.
Por isto, penso que o público-alvo ao qual o "Evolui ou morre" se destina são, sobretudo, jovens dos 15 aos 17 anos (ou seja, estudantes do secundário), como nós.

Elsa Pereira n.º6 11.ºA

Sem comentários: