29 maio 2011

Cinco Equações que Mudaram o Mundo

Pelo que já pude perceber, apesar de não ter acabado de ler o livro todo, Michael Guillen, autor deste livro, fala-nos sobre a ciência, a pessoa, e a sociedade por detrás destas cinco equações indispensáveis, explicando o seu significado e o que alteraram no nosso mundo científico actual.

As cinco equações são:
.Á lei da gravitação de Newton.
.Á lei da pressão hidrodinâmica de Bernoulli.
.Á lei da indução electromagnética de Faraday.
.Á segunda lei da termodinâmica de Clausius.
.Teoria da relatividade restrita de Einstein.

Não estou a ler o livro seguido, estou a ler por partes. E apesar de já ter estudado todos estes “génios”, ainda só li a parte de Einstein, pois é o que estamos a dar actualmente na aula e comecei a ler um bocado da parte de Bernoulli pois, apesar de conhecer o nome, penso que nunca tinha visto a fórmula, digo eu. Se estiver enganado, só espero que o meu professor de Física não leia isto… A parte de Bernoulli parece uma “novela” onde o pai rouba o filho e fica com a glória, é uma coisa assim desse género, que apesar de não ter nada a ver com a ciência em si, tem a ver com a sua história.
O autor cria esta história de um modo teatral demais para o meu gosto, mas não deixa de ser um bom livro. Ao contrário de outros que são chatos e grandes demais para dizer o que querem.
Não costumo ler este tipo de livros, aliás, não costumo ler qualquer tipo de livros, mas depois da aula em que ouvi o sonho de Einstein e a sua teoria, e o facto de ter todos contra ele na comunidade científica, eu, inclusive, tive curiosidade porque há coisas que ainda não fazem muito sentido sobre a relatividade e o tempo, ou o facto de a velocidade da luz ser o máximo. Isto tudo, e a procura do porquê das coisas levou-me a ler este livro, espero poder acabá-lo (que com esta juventude nunca se sabe). Para já, recomendo este livro a qualquer um de qualquer idade.

Rafael Ferreira
Nº21
12ºA

Sem comentários: