08 março 2010

Curso dois-em-um

Hoje de manhã ouvi no noticiário da Antena 1 que a Universidade de Lisboa vai criar um novo curso que bem se podia chamar "Duas culturas", embora lhe tenham atribuído esse nome bem mais erudito de "Estudos Gerais". O coordenador é Miguel Tamen. Ora aí está um curso que se quadrava bem com os meus interesses à saída do 9º ano, com as minhas dúvidas e perplexidades enquanto frequentava o secundário, com os meus questionamentos no decurso da Universidade e mesmo com as minhas interrogações já depois de me formar.

Tanto eu como a minha amiga Elisa nos perguntámos «Será que devíamos ter optado por uma variante de Ciências...?» Este curso vem ajudar os estudantes (e não serão poucos, pelo que me tem sido dado observar nestes últimos anos, em que tenho alunos com apetência pelas Humanidades a frequentar cursos de dominante Científica - o contrário já é mais raro) nos seus dilemas existenciais.

Em tempos de Bolonha, em tempos em que a formação multidisciplinar é uma vantagem e não um inconveniente (pelo menos a certos níveis, visto que a partir de determinado estádio a especialização é imprescindível), este curso faz sentido. Muito sentido.

Sem comentários: