16 novembro 2009

"Descobrir o Universo" por Ana Sofia Silva Gomes

No início do ano lectivo foi-nos proposta a leitura de um livro por período, tendo como finalidade aumentar os nossos hábitos de leitura e aperfeiçoar os nossos conhecimentos culturais e ortográficos.
Como opção literária escolhi Descobrir o Universo, um livro científico da autoria de alguns elementos do CAUP (Centro de Astrofísica da Universidade do Porto) e coordenado por Teresa Lago.
Esta obra foi concebida com o propósito de comemorar o décimo sexto aniversário do CAUP e de partilhar um conhecimento geral sobre o Universo com os leitores, a fim de estes conseguirem explorar de uma melhor forma as suas vertentes. Continuando, o conteúdo concentra-se, como o título sugere, no Universo. Ou seja, resumidamente são abordadas matérias como: a Astronomia no nosso quotidiano (as fases da Lua, a explicação dos eclipses e auroras, a forma mais correcta de usar um telescópio); o sistema solar e outros (a formação deste, as características de cada planeta e corpos celestes que o compõem, a descoberta de novos sistemas); a história da vida das estrelas (a sua formação, os enxames de estrelas...); galáxias, enxames e superenxames (a via láctea e outras galáxias, a sua evolução...); a história do Universo (a sua formação e provável futuro...) e, por último, algumas radiações possíveis de serem encontradas no Universo e no nosso planeta.
Na minha opinião, o livro é bem estruturado e organizado (apresenta uma ordem de temas, em que se vai evoluindo na aprendizagem do Universo), variado (não se focando demasiado num só tema), e com um vocabulário acessível. Quanto a outros níveis, como por exemplo as ilustrações, são sempre adequadas ao tema que ilustram, possuem uma boa qualidade de cor (dando mais vida ao livro), e caracterizam devidamente o Universo. Há ainda a inserção de esquemas e diagramas, que de uma forma óbvia e rápida nos esclarecem as dúvidas. Por fim existe uma aliciante interessante, que são os destaques a cinzento denominados «Sabias que...», onde nos dão aspectos curiosos do subtítulo que acabamos de ler.
Contudo, existem alguns aspectos negativos, como o facto de algumas legendas serem demasiado compridas e repetirem, às vezes, partes anteriormente escritas no texto correspondente; bem como existirem partes do livro ultrapassadas, como por exemplo Plutão ser considerado um planeta principal, quando hoje em dia é considerado um planeta anão.
Apesar disto, continuo a ser de opinião de que se trata de um bom livro, que no final da leitura transmite conhecimentos e poderá vir a ajudar algumas pessoas (nomeadamente principiantes) a conhecer o Universo em que estamos inseridos.

Ana Sofia da Silva Gomes
11º D

Sem comentários: