08 outubro 2009

A terra em equilíbrio

Foi este livro que suscitou os primeiros ataques lançados contra Al Gore, na campanha de 1992, pelo então presidente H. W. Bush, quando o referiu como o "Homem do Ozono".
Este livro, e a viagem que o descreve, é a procura de maneiras de compreender e responder ao perigoso dilema que a nossa civilização actualmente enfrenta. A Terra em equilíbrio é uma obra ambientalista que alerta para os efeitos do aquecimento global e para a urgência de avançar com planos políticos estruturados como única forma de salvar a Terra. Numa frase que se tornou famosa, Gore resumia este seu trabalho: «Temos de tornar a salvação do Ambiente no objectivo central da nossa civilização".

in contracapa do livro

6 comentários:

Anónimo disse...

Achamos que este Livro Seria muito útil a muita gente do nosso planeta, Pois não têm a noção do quão é importante manter o nosso planeta "Vivo", e muitas pessoas fazem o contrario "assassinando" cada vez mais as nossas riquesas.

Bruna e Marta!

Ana Pereira Nº4 11ºA disse...

Na minha opinião, não deveria ser preciso um livro para nos avisar de que é preciso salvar o Nosso Planeta. Todos deveríamos fazer alguma coisa para que o planeta seja salvo e preservado para as gerações futuras. De um modo geral a população já é alertada sobre os efeitos do aquecimento global e principalmente sobre o buraco do Ozono, já que é um problema já há muito falado. A publicação do livro pode sensibilizar muitas pessoas que não se apercebam de que todos estes problemas são graves.

Ângela Mota Nº6 11ºA disse...

Do meu ponto de vista, já à muito que as pessoas são avisadas constantemente para preservar o planeta.Não acharia necessário publicar um livro para nos alertar dos problemas ambientais, mas se isso ajudar a mudar os maus hábitos das pessoas e ajudar a que estas preservem o planeta "vivo" para as gerações futuras então espero que seja lido por muita gente. É necessário preservar o nosso planeta!

Palmira Esteves 11ºA Nº23 disse...

Tendo em conta que Al Gore é um activista ecológico, é muito importante preservar o nosso planeta para as nossas gerações futuras, “Temos de tornar a salvação do Ambiente no objectivo central da nossa civilização”, como o próprio afirma, mas acho que não há necessidade de escrever um livro, pois as pessoas sabem que o nosso planeta está a mudar drasticamente, e sabem as consequências que nele estão a provocar, pois se fala diariamente na TV, revistas dos seus efeitos, como por exemplo, na camada de ozono, o efeito de estufa.

Anónimo disse...

Acho que é um livro que pode ajudar muitas pessoas embora já se fale desse tema em tudo o que é informação. O Al Gore é uma das pessoas que mais luta pelo meio ambiente, por isso creio que o livro é bom para quem quer compreender e aprender mais sobre os perigos que a nossa sociedade enfrenta actualmente.

Tiago Barbosa 11ºB Nº30

Júlia Sousa disse...

Como já disseram anteriormente não sei se o tema 'problemas ambientais' é o mais adequado para um livro já que este é um tema tão abordado actualmente por todo o lado. Mas como para ajudar o nosso Planeta nada é demais, que venham mais livros de qualidade como este!